Vergonha

O dicionário Aurélio diz que significa desonra humilhante, opróbrio, ignomínia, sentimento penoso de desonra, humilhação ou rebaixamento diante de outrem. Pode ser também um sentimento de insegurança provocado pelo medo do ridículo, por escrúpulos.

“Caim, onde está seu irmão?”, teria perguntado Deus, segundo a narrativa bíblica no livro de Gênesis. A resposta agressiva, como quem buscasse palavras no ar, como se fosse possível afastar a nuvem de culpa, a própria consciência: Por acaso sou eu guardador do meu irmão?

Vergonha pode ser estar exposto diante de uma plateia exibindo suas falhas – sejam físicas ou intelectuais- ou mesmo quando você é desmascarado nos seus reais sentimentos. Quando um amigo lhe encara e pergunta: você quer me trair?

E você, não querendo, mas já traindo,tenta encontrar justificativas para afastar o que é evidente. Tergiversa para não dizer que traiu. Mente para não “perder” e perde mais e mais a cada mentira.

A vergonha pode levar ao suicídio. A morte das relações. É mais fácil fugir, sabe se lá como e para onde, do que penar ao admitir uma mácula no caráter, uma tamanha fragilidade. Perceber-se um farsante pode ser um golpe duro. Ainda mais quando se sabe que do outro lado há uma pessoa fiel, boa de coração e amiga.

Aprendi com um amigo – ele não sabe, mas foi um amigo ao me contar sua história – que é preciso se olhar no espelho, segurar o rosto bem firme com as duas mãos e dar pequenos tapas seguido da pergunta: tem vergonha na cara? Se tem, tá bom!

Essa minha oração: “Deus, olhe no fundo dos meus olhos. Dê pequenos tapas no meu rosto e não me deixe perder a vergonha na cara”.

Deixe um comentário

Arquivado em Uncategorized

Deixe um comentário

